Palavra do Pastor
O cristão e o exercício da cidadania.
“Procura a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor porque na sua paz tereis paz” (Jeremias 29.7)
Qual a responsabilidade cristã nestes tempos de eleições municipais?
O Cristão deve estar ciente de suas responsabilidades na escolha de seus futuros representantes nos Poderes Executivo e Legislativo municipal. Desta forma, cumpriremos a palavra profética de Jeremias, procurando a paz na cidade para que tenhamos paz.
Como cristãos e cidadãos responsáveis perante Deus e comprometidos com a paz e a justiça, não devemos ser influenciados a votar de acordo com interesses próprios e que ferem os princípios da Palavra de Deus.
Voto é coisa séria!
O voto é o caminho para obtermos melhores serviços públicos, mais atenção à saúde, à educação, à segurança e justiça social. Se todos levarmos a sério a importância do voto consciente, os males e as desigualdades serão diminuídos e teremos mais paz e justiça em nossa sociedade.
O Pastor Walter Altmann
“Quais são os critérios que devemos observar na escolha de nossos governantes? Antes de mais nada, é preciso conhecer os candidatos. Quem são? Em que ocupação ou cargo já atuaram? Como se saíram? Como lidam com as pessoas e com qualquer patrimônio que lhes é confiado? As promessas que fazem, são realizáveis? Irão beneficiar a quem? Que visão os candidatos têm do seu município? Os projetos que apresentam favorecem à população como um todo ou apenas a alguns grupos? Que projetos têm para melhorar as áreas mais pobres do município?
Em se tratando da Câmara de Vereadores, é preciso perguntar qual o tipo de legislação que os candidatos e as candidatas pretendem defender e quem será beneficiado por ela. Tratando-se de candidatos à reeleição, é bom descobrir se foram assíduos, se usaram dinheiro público para finalidades próprias, se criaram leis que beneficiam os moradores do município, se apoiaram projetos sociais e fiscalizaram o Poder Executivo. De outra parte, bons candidatos, quando eleitos, são representantes diretos do povo, podem defender seus legítimos anseios e questionar seu atendimento por parte da Prefeitura. Se isso ocorreu, deve ser valorizado.
Também existe um critério para que o próprio eleitor possa se auto-avaliar: dando o meu voto, o que quero? Estou buscando algum favorecimento pessoal? Estou pensando no todo da sociedade? Já me satisfaço se a minha rua e o meu bairro forem atendidos? “Vendo” o meu voto a determinado candidato ou candidata em troca de uma promessa que me beneficiará?”
Acredito que respondendo estas perguntas conseguiremos escolher nossos candidatos e votar com ética e responsabilidade.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Varre-Sai não tem vínculos partidários. Não tem compromisso com qualquer candidato ou partido político. Devemos fidelidade somente ao Senhor Jesus Cristo e ao povo a que somos chamados a servir.
Oremos ao Senhor Jesus em favor das eleições municipais para que Deus nos ajude a promover a justiça e a paz.
Gecenir Fernandes dos Reis
Pastor Presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário